Notícias

Na região Sudoeste, principal produtora do Estado e onde há mais lavouras a serem colhidas, estragos foram significativos - See more at: http://www.sistemafaep.org.br/chuvas-trazem-prejuizo-para-o-fei


Depois de enfrentarem geada no final de abril, os produtores de feijão do Paraná começam a contabilizar os prejuízos causados pelas chuvas que impediam a colheita da segunda safra do grão em algumas regiões. Segundo o Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab), ainda falta colher 39% da segunda safra paranaense de feijão, a mais expressiva do ano agrícola.

Este ano, a área ocupada pelo feijão no Paraná foi de 237 mil hectares, 16% maior do que a área destinada à segunda safra da leguminosa em 2016. A expectativa era colher 412 mil toneladas este ano, porém, com as adversidades climáticas esse volume deve cair. As perdas ainda não foram calculadas pelo Deral.

No ranking paranaense do feijão, a região Sudoeste responde pelo maior porcentual da produção estadual, com 21%. Foi justamente nesta região que as chuvas causaram mais estragos. Segundo o presidente do Sindicato Rural de Pato Branco, Oradi Caldato, as lavouras da região já haviam contabilizado perdas da ordem de 30% por conta da geada. “Depois colhemos mais uns 40% antes da chuva e agora ainda tinha pelo menos uns 30% para colher”, afirma. De acordo com ele, além da impossibilidade de colher por conta da chuva, boa parte da produção já estava em fase de maturação e com a grande umidade começou a brotar na própria vagem. “Esse que restou aí, não sei se aproveitamos nem 10%”, avalia.

- See more at: http://www.sistemafaep.org.br/chuvas-trazem-prejuizo-para-o-feijao.html#sthash.dOCOgu8p.dpuf


Notícias relacionadas

Boletim Informativo do Feijão Informativo 02 Pregão Quarta-feira, 08 de janeiro de 2025

Situação de vendas no pós-pregão:

Perspectivas de Preços e Ofertas para o Primeiro Bimestre de 2025

A área da primeira safra de feijão foi reavaliada em novembro para 167,5 mil hectares, um aumento de 55% sobre os plantados na primeira safra de feijão do ciclo anterior (107,8 mil hectares).

FEIJÃO PRIMEIRA SAFRA - Boletim Semanal 38/2024 - 19 de setembro de 2024

Análise de mercado: Feijão Preto segue com preços firmes e volumes reduzidos

Safra do Feijão nas Regiões Sul e Sudeste: Perspectivas e Desafios Safra das Águas

Boletim Informativo do feijão Informativo 02/Pregão Sexta-feira, 23 de agosto de 2024

Boletim Informativo do Feijão Informativo 02/ Pregão Segunda-feira, 12 de agosto de 2024

Boletim Informativo do Feijão Informativo 01/ Pregão Segunda-feira, 12 de agosto de 2024

Boletim Informativo do feijão Informativo 02/Pregão Sexta-feira, 09 de Agosto de 2024

Boletim Informativo do Feijão Informativo 02/ Pregão Quinta-feira, 08 de agosto de 2024

Boletim Informativo do Feijão Informativo 01/ Pregão Quinta-feira, 08 de agosto de 2024

Boletim Informativo do Feijão Informativo 01/ Pregão Quinta-feira, 08 de agosto de 2024

Boletim Informativo do Feijão Informativo 02/ Pregão Quarta-feira, 07 de agosto de 2024

Boletim Informativo do Feijão Informativo 01/ Pregão Quarta-feira, 07 de agosto de 2024

Boletim Informativo do feijão Informativo 02/Pregão Terça-feira, 06 de Agosto de 2024

Boletim Informativo do feijão Informativo 01/Pregão Terça-feira, 06 de Agosto de 2024

Boletim Informativo do Feijão Informativo 02/Pós-Pregão Segunda-feira, 05 de agosto de 2024

Boletim Informativo do Feijão Informativo 01/ Pregão Segunda-feira, 05 de agosto de 2024