Notícias
Massa de ar seco e frio mantém o tempo firme na região Sul
Nesta segunda-feira (25/10) a atuação de uma frente fria, posicionada no oceano, ajuda a manter o corredor de umidade orientado de Noroeste/Sudeste desde a região Norte até o oceano
Nesta segunda-feira (25/10) a atuação de uma frente fria, posicionada no oceano, ajuda a manter o corredor de umidade orientado de Noroeste/Sudeste desde a regiãoNorte até o oceano. As chuvas serão volumosas na região Norte, podendo superar a marca dos 50 mm no decorrer do dia, ao mesmo tempo as chuvas serão bem distribuídas ao na metade norte do Centro-Oeste, sul do Nordeste e metade norte do Sudeste. No entanto, a atuação de uma massa de ar seco e frio mantém o tempo firme na região Sul, com possibilidade do registro de geadas fracas e pontuais nos pontos mais altos.
Na terça-feira (26/10), as instabilidades continuam ativas no corredor de nebulosidade entre o sul da Região Norte, grande parte do Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Vale mencionar que há potencial para episódios de chuvas intensas em curtos períodos de tempo entre o sul de RR, maior parte do AM, sul do PA, oeste do TO, centro-norte de MG e grande parte de GO, do DF e oeste de MG. Pontualmente, poderão ocorrer episódios de tempo severo entre o norte de MS, sul de MT e oeste de SP. Esta configuração permanece na quarta-feira (27/10), mas com um leve deslocamento das instabilidades para o oeste, promovendo o retorno das chuvas para o PR, MS e SP.
Saiba como fica o tempo em cada região:
Região Norte
As instabilidades voltam a ganhar intensidade sobre a região, sobretudo no sul e oeste do AM e AC, com possibilidade de volumes superiores aos 50 mm pontualmente. As chuvas volumosas avançam também sobre as demais áreas do estado do AM, RO e RR ao passo que sobre o PA a tendência é de que as chuvas fiquem mais esparsas e passageiras. Outro sistema meteorológico, típico de verão, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) começa a se aproximar pelo norte da região norte, o que marca o retorno das chuvas mais volumosas sobre o norte do AP. Já no TO, o corredor de umidade mantém as condições para chuvas sobre todo o estado. Com a maior presença das chuvas, as temperaturas poderão ficar abaixo da média do período, particularmente sobre o AM, AC, RR e RO com alguns pontos registrando máximas inferiores aos 30°C.
Região Nordeste
De maneira geral, as instabilidades diminuem sobre o nordeste grande parte do nordeste, diminuindo também os volumes de chuva esperados para esta segunda-feira. Apesar disso, um corredor de umidade orientado da região norte em direção ao sudeste, promove as condições favoráveis para chuvas no sul do MA, sul do PI, e oeste e sul da BA. As chuvas podem ser na forma de temporais no sul da BA e sul do MA, especialmente no período da tarde. Os maiores acumulados poderão superar a marca do 20 mm, mas de maneira pontual. Sobre o nordeste do nordeste, as condições para chuvas são pequenas, porém devido aos ventos oceânicos algumas áreas do litoral entre SE e RN poderão registrar pancadas fracas e passageiras.
Região Centro-Oeste
A influência de uma frente fria ajuda a canalizar um fluxo de umidade amazônica sobre a região centro-oeste. Deste modo nesta segunda feira há condiç?s para chuvas na metade norte da região, essas chuvas podem ser na forma de temporais localmente forte sobre o norte e leste do MT e sul GO, particularmente entre a tarde e noite. Os maiores volumes estão previstos para o norte do MT e parcela central do GO, podendo ultrapassar a marca dos 30 mm no decorrer do dia. Essas chuvas mais persistentes também provocam influência nas temperaturas, mantendo-as abaixo da média para o período. As máximas ficam abaixo dos 35°C no Pantanal e próximas dos 30°C no entorno de Brasília.
Região Sudeste
A atuação de uma frente fria mantém as condições para chuvas em praticamente toda a região sudeste. Apesar disso, a intensidade dessas chuvas será menor do que as registradas no dia anterior, mas ainda sim podendo provocar fortes temporais sobre MG. Os maiores volumes estão previstos para a grande região do Vale do Rio Doce e sul do estado, podendo se aproximar dos 30 mm pontualmente. Sobre RJ e ES as chuvas também estarão presentes, mas de maneira geral, com com perspectivas de baixos volumes e chuvas mais isoladas. No estado de SP, chove de forma expressiva apenas nas áreas de divisa com MG, ao passo que no sul do estado a condição será de tempo firme. Com a maior presença de nebulosidade, as temperaturas continuam amenas, especialmente na metade leste da região como um todo.
Região Sul
Uma grande área de alta pressão - na retaguarda da última frente fria - mantém o tempo firme nos três estados da região sul. Inclusive esta alta pressão está associada a uma massa de ar mais frio e seco o que poderá ocasionar um amanhecer com temperaturas frias, sobretudo nas áreas mais altas do norte do RS e serra de SC, com a possibilidade do registro de geadas fracas e pontuais. As temperaturas seguem em gradativa elevação e podem se aproximar dos 28°C na região da Campanha Gaúcha, oeste de SC e noroeste do PR.
Fonte: agrolink.com.br
Notícias relacionadas

Boletim Informativo do Feijão Informativo 02 Pregão Quarta-feira, 08 de janeiro de 2025
Mercado de Feijão: Baixo volume e negociações transcorrendo gradativamente







Boletim Informativo do feijão Informativo 02/Pregão Sexta-feira, 23 de agosto de 2024
Análise de Mercado: Feijão Preto Nacional e Argentino





Boletim Informativo do Feijão Informativo 01/ Pregão Quinta-feira, 08 de agosto de 2024
Análise de Mercado: Ofertas limitadas e baixa demanda

Boletim Informativo do Feijão Informativo 01/ Pregão Quinta-feira, 08 de agosto de 2024
Análise de Mercado: Ofertas limitadas e baixa demanda

Boletim Informativo do Feijão Informativo 02/ Pregão Quarta-feira, 07 de agosto de 2024
Análise de Mercado: Pós-pregão sem demanda.



Boletim Informativo do feijão Informativo 01/Pregão Terça-feira, 06 de Agosto de 2024
Análise de Mercado: Poucas ofertas, preços inalterados

Boletim Informativo do Feijão Informativo 02/Pós-Pregão Segunda-feira, 05 de agosto de 2024
Análise de Mercado: Continua a demanda por mercadorias extras.
