Notícias
ESTÁGIOS FENOLÓGICOS DO FEIJÃO 2ª - SAFRA
Chuvas diárias e intensas, atrapalham as lavouras com feijão e outras culturas
Clima
Meteorologistas apontam que as chuvas na região devem continuar até o final da próxima semana. O fato é que as lavouras estão recentes e precisam de pelo menos 90 dias para que a colheita tenha início. A previsão é que boa parte das lavouras estejam prontas para colher no mês de junho.
Ainda dentro dessa previsão, sabemos que, historicamente, a região Sul recebe eventos com geadas entre os períodos de maio a junho, outro fator que também aumenta a preocupação do produtor.
Produtividade
É do conhecimento de toda a cadeia que as perdas na produtividade é uma realidade certa. Contudo, ainda é muito cedo para mencionar um percentual de perdas.
Em se tratando dos estágios das lavouras, pelo menos 72% delas estão na fase vegetativa. É importante citar que nesta fase a planta precisa de tempo suficiente para garantir a produtividade.
As demais áreas estão nas seguintes fases:
Área semeada: 85%
Germinação: 24%
Frutificação: 4%
Fonte: Deral (Departamento de Economia Rural)
Situação das lavouras
Podemos considerar que as lavouras estão em atrasado, inclusive algumas já bem prejudicadas. Naturalmente, a maior preocupação e expectativa se voltam para a questão climática.
Consequentemente, entram em ação os processos de prevenção de doenças e melhoramento das lavouras (tratos culturais).
O Departamento de Economia Rural (Deral) tem mostrado que algumas áreas foram afetadas e consequentemente tiveram perdas. Contudo, a conclusão só virá ao longo do desenvolvimento da safra.
Crédito da imagem: presenterural.com.br
Notícias relacionadas

Boletim Informativo do Feijão Informativo 02 Pregão Quarta-feira, 08 de janeiro de 2025
Mercado de Feijão: Baixo volume e negociações transcorrendo gradativamente







Boletim Informativo do feijão Informativo 02/Pregão Sexta-feira, 23 de agosto de 2024
Análise de Mercado: Feijão Preto Nacional e Argentino





Boletim Informativo do Feijão Informativo 01/ Pregão Quinta-feira, 08 de agosto de 2024
Análise de Mercado: Ofertas limitadas e baixa demanda

Boletim Informativo do Feijão Informativo 01/ Pregão Quinta-feira, 08 de agosto de 2024
Análise de Mercado: Ofertas limitadas e baixa demanda

Boletim Informativo do Feijão Informativo 02/ Pregão Quarta-feira, 07 de agosto de 2024
Análise de Mercado: Pós-pregão sem demanda.



Boletim Informativo do feijão Informativo 01/Pregão Terça-feira, 06 de Agosto de 2024
Análise de Mercado: Poucas ofertas, preços inalterados

Boletim Informativo do Feijão Informativo 02/Pós-Pregão Segunda-feira, 05 de agosto de 2024
Análise de Mercado: Continua a demanda por mercadorias extras.
