Notícias
Condição do solo melhora desenvolvimento da lavoura no Sul
No Sul, assim como a última semana, esta será marcada pelo tempo firme e sem chuva, já que a presença de uma massa de ar polar impedirá a formação de nuvens carregadas.
por Marco Antônio Santos / Agrometeorologista
Nesta semana, a previsão é de pancadas de chuva em grande parte das regiões produtoras do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Maranhão, Piauí, Pará e Rondônia. Já no Estado de São Paulo e no Paraná, a chuva cai de forma irregular.
A instabilidade irá beneficiar a elevação da umidade do solo e consequentemente o desenvolvimento das lavouras da 2ª safra no Centro-Oeste do país. Porém, no Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, a chuva continuará atrapalhando o pleno andamento da colheita da soja. Há relatos de perdas na qualidade dos grãos, por conta do excesso de umidade.
Na Região Sul a semana começa com tempo aberto, sem previsões para chuvas e temperaturas mínimas mais baixas. Com o registro de chuva neste final de semana, as condições do solo melhoraram bem ao desenvolvimento das lavouras.
Chuva nas lavouras
Nas áreas produtoras do centro-norte do Brasil, ao longo da semana, a chuva começa a diminuir a intensidade, mas sem previsão de cessar. As pancadas de chuva irregulares continuam de forma suficiente para manter uma condição relativamente satisfatória ao desenvolvimento das lavouras.
No Sul, assim como a última semana, esta será marcada pelo tempo firme e sem chuva, já que a presença de uma massa de ar polar impedirá a formação de nuvens carregadas. No entanto, entre quinta-feira (19) e sexta (20), uma nova frente fria avança pela Região e organiza novas áreas de instabilidade, possibilitando chuva generalizada, entre sexta-feira (20) e domingo (22), sobre as regiões produtoras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e sul do Mato Grosso do Sul e São Paulo.
O desenvolvimento das lavouras se manterá favorável, enquanto a realização da colheita será afetada, mas nada que traga prejuízos para os produtores. Pode-se concluir que as condições meteorológicas, até o momento, estão sendo muito benéficas à produção agrícola do país, mas com pequenos problemas em algumas microrregiões e sem grande significância ao cenário nacional.
Notícias relacionadas

Boletim Informativo do Feijão Informativo 02 Pregão Quarta-feira, 08 de janeiro de 2025
Mercado de Feijão: Baixo volume e negociações transcorrendo gradativamente







Boletim Informativo do feijão Informativo 02/Pregão Sexta-feira, 23 de agosto de 2024
Análise de Mercado: Feijão Preto Nacional e Argentino





Boletim Informativo do Feijão Informativo 01/ Pregão Quinta-feira, 08 de agosto de 2024
Análise de Mercado: Ofertas limitadas e baixa demanda

Boletim Informativo do Feijão Informativo 01/ Pregão Quinta-feira, 08 de agosto de 2024
Análise de Mercado: Ofertas limitadas e baixa demanda

Boletim Informativo do Feijão Informativo 02/ Pregão Quarta-feira, 07 de agosto de 2024
Análise de Mercado: Pós-pregão sem demanda.



Boletim Informativo do feijão Informativo 01/Pregão Terça-feira, 06 de Agosto de 2024
Análise de Mercado: Poucas ofertas, preços inalterados

Boletim Informativo do Feijão Informativo 02/Pós-Pregão Segunda-feira, 05 de agosto de 2024
Análise de Mercado: Continua a demanda por mercadorias extras.
